Saiba como evitar o cálculo renal!

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% da população mundial sofre com esse tipo de complicação pelo menos uma vez ao longo da vida. A melhor saída para evitar a formação do cálculo renal, é controlar a ingestão de proteínas, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e reduzir o consumo exagerado de sal e sódio. Confira alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de pedra nos rins.

O cálculo renal é uma aglomeração endurecida – semelhante a uma pedra – que se forma no sistema urinário (rim, ureter, bexiga ou uretra). Pode acometer pessoas de qualquer idade, porém, é mais comum na população masculina. Cerca de 12% dos homens e 5% das mulheres apresentarão sintomas decorrentes de pedra nos rins até os 70 anos de idade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10% da população mundial sofre com esse tipo de complicação pelo menos uma vez ao longo da vida. A melhor saída para evitar a formação do cálculo renal é mudando os hábitos alimentares. A alimentação balanceada ajuda na absorção correta do cálcio, evita o excesso de ácido úrico e controla os minerais que sobrecarregam os rins.

O primeiro passo para evitar a pedra nos rins, é controlar o consumo de proteínas, principalmente, aqueles que têm propensão para desenvolver o cálculo renal. A ingestão excessiva facilita o acúmulo de ácido úrico nos rins, provocando, assim, cólicas renais.

Geralmente, as bebidas fermentadas têm maior teor do ácido úrico, por isso, quando consumida em excesso causa desidratação e a elevação desse ácido, o que pode provocar o agravamento das pedras e/ou surgimento delas. O sal e o sódio são considerados os grandes vilões para a formação dos cálculos.

Por último e não menos importante, é ingerir pelo menos 2,5L de água diariamente! É importante ressaltar que a hidratação errada pode contribuir também para o aparecimento das pedras. Não adianta tomar bastante água todos os dias se beber tudo de uma única vez. Isso pode gerar uma sobrecarga nos rins. É necessário que a ingestão seja feita corretamente.

Sintomas e tratamento

Dores unilaterais acompanhada por uma forte cólica abdominal são um dos principais sintomas. O cálculo renal pode apresentar também outros sinais, como febre alta, dor e sangramento ao urinar, além de enjoos e vômitos, fortes dores nas costas – que limitam os movimentos – e vontade constante de urinar.

Uma das opções do tratamento para a pedra nos rins é a cirurgia, porém, esse procedimento não é a única saída. A eliminação do cálculo pode ocorrer pela ingestão de líquidos e remédios. A rotina de cuidados é fundamental para a precaução do problema, além do acompanhamento do médico urologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Urocentro

Centro Urológico em Brasília 

Consultas
Exames
Procedimentos
Cirurgias