Câncer de Próstata e as Vantagens da Cirurgia Robótica
O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%.Por isso, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Em relação ao tratamento, conheça os benefícios da cirurgia robótica - procedimento cirúrgico realizado com o auxílio de um robô

O câncer de próstata(CaP) é o mais incidente no Brasil - com exceção do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, foram estimados 68.220 novos casos da doença. A maioria dos pacientes encontram-se nas regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste. A previsão para 2019 continua a mesma!
O CaP é um tumor maligno que origina-se na próstata e é a segunda causa de mortes em homens no País, depois do câncer de pulmão. As chances de cura são de 90%, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. Por isso, é importante que pessoas do sexo masculino - com mais de 40 anos - façam exames periodicamente e conforme a orientação do urologista.
A doença acomete homens, principalmente após os 50 anos de idade - embora possa atingir também pessoas mais jovens. Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. A maioria dos pacientes não apresentam nenhum sintoma e, quando isso acontece, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite. Quando em fase avançada, pode provocar dor óssea, perda de peso e alteração da micção.
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são: idade, etnia e histórico familiar - sendo que 25% dos casos diagnosticados apresentam casos na família. A incidência da patologia em homens negros é de cerca 60% maior do que em homens brancos em todo o mundo. Além disso, a mortalidade é de 2,4 vezes nos negros. A doença pode ser identificada com a combinação de dois exames:
Dosagem de PSA: exame de sangue que analisa a quantidade do antígeno prostático específico;
Toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e analisar se há nódulos ou tecidos endurecidos. O toque é rápido e totalmente indolor.
A confirmação do câncer de próstata é feita através da biópsia prostática. A retirada de amostras de tecido da glândula para análise é feita com auxílio da ultrassonografia. Além disso, outros exames de imagem também pode ser solicitados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea (verificar se os ossos foram atingidos).

Tratamento
Existem vários tipos de tratamento e o médico recomendará o mais indicado para cada tipo de paciente e para cada estágio da doença. Os principais tratamentos para doença localizada são: a cirurgia, chamada prostatectomia radical e radioterapia. A prostatectomia radical é o tratamento mais utilizado e que possui uma alta taxa de sucesso nas doenças confinadas na próstata. Com ela são retiradas a próstata e as vesículas seminais. O procedimento pode ser realizado pela técnica aberta, como um corte na parte inferior da barriga, e pelas técnicas minimamente invasivas, como laparoscopia ou cirurgia robótica.
Em casos de metástase, existe um tratamento para controlar a evolução da doença. A hormonioterapia é realizada por meio de medicamentos que bloqueiam a produção e/ou atuação da testosterona - ou mesmo retirada cirúrgica dos testículos - associados ou não a quimioterapia.


O que é a cirurgia robótica para o tratamento de câncer de próstata?

A cirurgia robótica é um procedimento cirúrgico realizado com o auxílio de um robô. Este processo é uma evolução da cirurgia tradicional. Ele é minimamente invasivo - como a laparoscopia - sendo realizado com pequenas incisões na cavidade abdominal (cerca de 8mm). O médico realiza a cirurgia a partir de uma mesa de controle computadorizada controlando os movimentos dos delicados instrumentos, que movem-se de acordo com o seu comando a distância, que são os instrumentos do robô.
A cirurgia auxiliada pelo robô garante uma visão ampliada das imagens e em 3D, o que resulta em nitidez e percepção de profundidade. Tem movimentos mais assertivos e intuitivos, que imita a mão do cirurgião, de forma delicada, e sem tremores, além de proporcionar uma melhor ergonomia para o cirurgião.

As principais vantagens da cirurgia robótica são:
- Menor tempo anestésico/cirúrgico;
- Resultados mais eficientes;
- Menor trauma cirúrgico;
- Menos dor e menor uso de analgésicos no pós-operatório;
- Menor quantidade de sangramento na cirurgia;
- Menor tempo de internação;
- Recuperação mais rápida, o que permite retorno mais precoce às atividades do dia a dia;
- Método altamente tecnológico.
A cirurgia de câncer de próstata é o procedimento mais realizado com a robótica. O método traz mais agilidade, rapidez e eficiência na execução da prostatectomia radical, apresentando, assim, resultados significativos na preservação da continência urinária e função sexual.