-
Varicocele
O que é?
Varicocele é a presença de veias dilatadas no cordão espermático de um ou de ambos os testículos. O cordão espermático é a estrutura ligada ao testículo que contém os vasos sanguíneos, nervos e o ducto deferente.
Quais são os sintomas?
O paciente com varicocele não apresenta sintomas na maioria dos casos. Quando presentes são: dor testicular ou sensação de peso.
Quais são as consequências da varicocele?
As duas principais consequências da varicocele são a atrofia (redução do tamanho) do testículo e a infertilidade. Nem sempre esses problemas estão presentes e dependem da gravidade da varicocele.
Quem pode ter o problema?
O problema acomete homens jovens.
Qual a causa?
A causa da varicocele não está bem definida. Existem algumas hipóteses que sugerem que exista alteração no trajeto das veias e em suas válvulas, prejudicando o retorno do sangue do testículo. Esse prejuízo do retorno venoso com o tempo causaria uma dilatação e tortuosidade das veias testiculares.
Como o problema é diagnosticado?
A varicocele é diagnosticada através da história do paciente e do exame médico. A Ultrassonografia pode ser útil para confirmar o diagnóstico e para realizar a medida do volume dos testículos, que pode estar alterado pela doença.
Como é o tratamento?
Pacientes com graus leves de varicocele e sem prejuízo da fertilidade e do volume testicular são habitualmente acompanhados. Nos casos em que há necessidade de tratamento, ele é cirúrgico. O objetivo do urologista é interromper o fluxo sanguíneo das veias que estão doentes e dilatadas. A cirurgia pode ser feita por várias técnicas abertas, com incisões na região inguinal (“virilha”) ou através da laparoscopia, por pequenos orifícios no abdome.