

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é a doença prostática mais comum em homens após os 60 anos, além de acometer também homens mais jovens.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, e a biópsia é o único procedimento capaz de confirmar a presença do tumor.
Muitas pessoas ainda acreditam que o urologista é um médico que cuida apenas da saúde dos homens, mas isso é um engano. Várias doenças, muitas delas comuns às mulheres, como a infecção urinária, por exemplo, podem e devem ser tratadas por esse especialista.
O objetivo da campanha Novembro Azul é conscientizar a população sobre o câncer de próstata, além de ressaltar a importância do diagnóstico precoce. Para falar sobre o assunto, o Dr. João Ricardo concedeu entrevista para o jornal Band Entrevista. Veja aqui!
Exame de toque retal causa, ainda, preconceito entre muitos homens. O câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil, por isso, quebrar tabus, alertar e conscientizar a sociedade deve ser tarefa diária. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2018, foram cerca de 68.200 novos casos.
Insuficiência renal é uma doença que ocorre quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, que são: filtrar e limpar o sangue das impurezas e controlar o excesso de água no corpo.
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 10% da população mundial sofrerá com pedra nos rins pelo menos uma vez na vida. Para falar sobre o assunto, o Dr. João Ricardo Alves conversou com o portal Metrópoles.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% da população mundial sofre com esse tipo de complicação pelo menos uma vez ao longo da vida.
As cirurgias robóticas já são uma realidade no Brasil e Brasília está se tornando uma referência neste tipo de procedimento. Hoje, a cidade possui quatro robôs que têm sido utilizados principalmente em urologia.
Preparamos um e-book exclusivo e GRATUITO para você!
Saiba mais sobre as vantagens da cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata, rins e bexiga.
SGAS 915, Centro Clínico Advance - Sala 356 - Asa Sul, Brasília
Como chegar(61) 98625-8802
(61) 3345-4200
Segunda à sexta-feira: de 8h às 21h
Sábado: de 8h às 12h
SHLS 716, Conjunto C - Térreo - Sala 3 - Asa Sul, Brasília
Como chegar(61) 3346-7612
Segunda à sexta-feira: de 8h às 18h
*Não atendemos aos sábados nesta unidade
“Oferecer serviços na área de urologia com excelência e manter um atendimento humanizado”.
Em meados de 1980, a totalidade de médicos urologistas na Capital Federal mal ultrapassava a casa dos trinta profissionais, cujas atividades se desenvolviam predominantemente no serviço público. O Hospital de Base do Distrito Federal era a unidade hospitalar onde se concentrava a maior parte destes e que tinha por escopo prestar assistência médica urológica a população de Brasília e entorno e de fomentar a formação de novos profissionais.
A prestação de serviços no setor complementar privado, em sua maior parte, era fragmentada ou mesmo praticada de forma individualista e quase sempre orbitando em torno da força do setor público.
Testemunhando o crescimento e desenvolvimento de Brasília, em 1986, quatro profissionais oriundos do Hospital de Base juntaram esforços com o núcleo do Hospital Santa Luzia, constituindo o UROCENTRO – Centro Urológico de Brasília, com sede no Hospital Santa Luzia.
O grupo inspirou-se na missão de oferecer serviços médicos na especialidade de urologia à uma clientela que, por razões diversas, demandava atendimento no setor privado, talvez por ser mais ágil e eclético.
A equipe então nascente, tinha por valores: qualidade dos serviços prestados, responsabilidade, inovação, observância dos preceitos éticos da medicina, humanização dos serviços oferecidos, atualização contínua do conhecimento da especialidade, disponibilização de novos instrumentais e tecnologias à comunidade assistida e interação com especialidades correlatas.
Em 1989, com pequenas alterações no grupo original, o UROCENTRO mesclou-se com o núcleo do Hospital Santa Lúcia e se consolidou como o primeiro grupo de especialistas em urologia de Brasília. Essa fusão levou o UROCENTRO a fortalecer suas propostas originais e a servir de modelo para a formação de outros grupos, fortalecendo o desenvolvimento da nossa especialidade em todo o DF.
Em 1992, o UROCENTRO adquiria a sua sede própria no Centro Clínico Sul, expondo-se à maior visibilidade junto ao seu público alvo e expandindo suas atividades.
No início da década de 2010, agregaram-se dois novos profissionais ao seu quadro médico, por um lado dando mais dinamismo às suas atividades e por outro promovendo a renovação dos seus quadros.
Em maio de 2011, visando dar novo fôlego a clínica e fomentar a renovação de seu quadro funcional, o grupo promoveu o desligamento de alguns profissionais, incorporou novos jovens profissionais e também estendeu um braço de atendimento no Hospital Santa Lúcia. Atualmente a clínica conta com dez urologistas.
No bojo dessas transformações, sempre visando o avanço do UROCENTRO, transferimos a sede da clínica para um novo e amplo espaço, com arquitetura contemporânea, localizada no Edifício Advance, Quadra 915 Sul e mantivemos o braço funcional no Hospital Santa Lúcia.