Image
Image

O que são Cistos Renais? Causas, sintomas e Tratamentos

Os cistos renais são áreas de dilatações, com conteúdo líquido, com aparência de bolhas, que aparecem no rim. Os rins ocupam uma importante função no organismo, pois filtram o sangue, controlam os níveis de sal e ajudam a regular a pressão arterial. Os cistos renais aparecem com mais frequência a medida que a pessoa vai ficando mais velha e é mais comum em homens.  Podem estar relacionados a doenças mais graves, mas na maioria das vezes são cistos chamados de “simples”, que não trazem nenhuma repercussão para a saúde. Alguns tipos de cistos são herdados geneticamente. Os cistos renais são diagnosticados por exames de imagem, como a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Normalmente os cistos são encontrados por acaso, quando os exames são feitos por outros motivos.

Causas

Não existe uma causa definida para o aparecimento dos cistos renais simples e solitários. Quanto aos cistos múltiplos, que aparecem mais raramente e que podem causar prejuízo no funcionamento do rim, esses são ligados a alteração genética, podendo até ser herdado dos pais.

Sintomas

Embora na maioria dos casos sejam inofensivos, é necessário identificar e controlar, para evitar problemas futuros. Entre os sintomas possíveis estão à dor nas costas e abdômen, febre, aparecimento de sangue na urina e dependendo dos casos, pressão alta. É preciso deixar claro que o cisto renal simples não vira câncer, embora algumas vezes seja confundido com um tumor. Em raros casos, os cistos podem conter tumores em seu interior.

Tratamento

Nos casos em que há necessidade para o tratamento de cistos renais, é possível fazer através de uma aspiração com agulha ou por cirurgias laparoscópicas e abertas. O importante é avaliar o tipo e acompanhar a evolução destes cistos. Por isso, consultas regulares com o médico especialista são muito importantes.

Cuidados gerais

Vale lembrar que os cistos na imensa maioria das vezes não estão associados ao câncer, e são frequentes no processo de envelhecimento do ser humano. Eles não comprometem a função renal, mas seu aparecimento não pode ser ignorado. Os cistos devem ser avaliados detalhadamente e se necessário acompanhados pelo médico competente.

Marque agora sua consulta

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Processando...

** Ao preencher o formulário acima, seus dados estarão protegidos e serão de uso exclusivo do Urocentro Brasília.

Contatos

Unidade Advance

SGAS 915, Centro Clínico Advance - Sala 356 - Asa Sul, Brasília

Como chegar

(61) 98625-8802

(61) 3345-4200

Segunda à sexta-feira: de 8h às 21h

Sábado: de 8h às 12h

Unidade Santa Lúcia

SHLS 716, Conjunto C - Térreo - Sala 24 - Asa Sul, Brasília

Como chegar

(61) 3346-7612

Segunda à sexta-feira: de 8h às 21h

*Não atendemos aos sábados nesta unidade


Pesquisar

Valores

Missão

“Oferecer serviços na área de urologia com excelência e manter um atendimento humanizado”.

Histórico

Em meados de 1980, a totalidade de médicos urologistas na Capital Federal mal ultrapassava a casa dos trinta profissionais, cujas atividades se desenvolviam predominantemente no serviço público. O Hospital de Base do Distrito Federal era a unidade hospitalar onde se concentrava a maior parte destes e que tinha por escopo prestar assistência médica urológica a população de Brasília e entorno e de fomentar a formação de novos profissionais.

A prestação de serviços no setor complementar privado, em sua maior parte, era fragmentada ou mesmo praticada de forma individualista e quase sempre orbitando em torno da força do setor público.

Testemunhando o crescimento e desenvolvimento de Brasília, em 1986, quatro profissionais oriundos do Hospital de Base juntaram esforços com o núcleo do Hospital Santa Luzia, constituindo o UROCENTRO – Centro Urológico de Brasília, com sede no Hospital Santa Luzia.

O grupo inspirou-se na missão de oferecer serviços médicos na especialidade de urologia à uma clientela que, por razões diversas, demandava atendimento no setor privado, talvez por ser mais ágil e eclético.

A equipe então nascente, tinha por valores: qualidade dos serviços prestados, responsabilidade, inovação, observância dos preceitos éticos da medicina, humanização dos serviços oferecidos, atualização contínua do conhecimento da especialidade, disponibilização de novos instrumentais e tecnologias à comunidade assistida e interação com especialidades correlatas.

Em 1989, com pequenas alterações no grupo original, o UROCENTRO mesclou-se com o núcleo do Hospital Santa Lúcia e se consolidou como o primeiro grupo de especialistas em urologia de Brasília. Essa fusão levou o UROCENTRO a fortalecer suas propostas originais e a servir de modelo para a formação de outros grupos, fortalecendo o desenvolvimento da nossa especialidade em todo o DF.

Em 1992, o UROCENTRO adquiria a sua sede própria no Centro Clínico Sul, expondo-se à maior visibilidade junto ao seu público alvo e expandindo suas atividades.

No início da década de 2010, agregaram-se dois novos profissionais ao seu quadro médico, por um lado dando mais dinamismo às suas atividades e por outro promovendo a renovação dos seus quadros.

Em maio de 2011, visando dar novo fôlego a clínica e fomentar a renovação de seu quadro funcional, o grupo promoveu o desligamento de alguns profissionais, incorporou novos jovens profissionais e também estendeu um braço de atendimento no Hospital Santa Lúcia. Atualmente a clínica conta com dez urologistas.

No bojo dessas transformações, sempre visando o avanço do UROCENTRO, transferimos a sede da clínica para um novo e amplo espaço, com arquitetura contemporânea, localizada no Edifício Advance, Quadra 915 Sul e mantivemos o braço funcional no Hospital Santa Lúcia.