A bexiga é um órgão oco, em forma de esfera, de paredes elásticas e localizado na pelve. É responsável pelo armazenamento da urina até o momento da micção. Sua capacidade varia de 40ml no recém-nascido até 500ml no adulto.
Os problemas mais comuns da bexiga, que podem ser tratados por cirurgia, são a incontinência urinária, os tumores vesicais e os cálculos. Os tumores vesicais e os cálculos são frequentemente tratados por endoscopia, onde o aparelho de cirurgia é introduzido pelo canal urinário, sem incisões externas. A incontinência urinária pode ser corrigida por várias técnicas, com a utilização ou não de implantes e com incisões mínimas.
RTU de bexiga
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Como é o Procedimento?
O procedimento é realizado com raquianestesia. Um aparelho guiado por uma microcâmera é introduzido no canal urinário até a bexiga. A lesão da bexiga é removida por um bisturi especial e normalmente são retirados pequenos fragmentos que serão enviados para exame (biópsia). Ao final da cirurgia é colocada uma sonda para drenagem e limpeza da bexiga. O paciente permanece internado por 2 a 3 dias.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de 1 semana.
Cistectomia
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes com câncer de bexiga e que não exista a possibilidade de remoção de somente a lesão.
Como é o Procedimento?
O procedimento é realizado com anestesia geral. Consiste na remoção da bexiga através de uma incisão na parte inferior do abdome. Quando realizada para tratamento de câncer de bexiga, alguns órgãos podem ser removidos em conjunto, como próstata, útero e uretra. Após a remoção da bexiga o urologista utiliza uma parte do intestino do paciente para construir uma nova bexiga que servirá para armazenar a urina produzida. É colocado um dreno no interior do abdome que é retirado antes da alta hospitalar. Alguns pacientes precisarão de uma bolsa plástica definitiva aderida ao abdome para coleta de urina. Necessita internação de aproximadamente 7 dias.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de aproximadamente 30 dias.
Correção de incontinência urinária feminina (Sling)
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes com diagnóstico de incontinência urinária de esforço, que não são candidatas ou que não responderam a tratamentos menos invasivos como a fisioterapia urológica.
Como é o Procedimento?
A cirurgia é feita com raquianestesia. Uma pequena incisão é feita no interior da vagina. Uma tela especial (de polipropileno) é inserida entre a parede da vagina e a uretra e a incisão é fechada com pontos. Normalmente são feitas mais duas incisões milimétricas, logo acima do osso púbico para fixação da tela. Durante o procedimento, o interior da bexiga é inspecionado por cistoscopia para verificar se a tela foi bem posicionada. A paciente permanece internada por 1 dia.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de 1 a 2 semanas.
Contatos
Unidade Advance
SGAS 915, Centro Clínico Advance - Sala 356 - Asa Sul, Brasília
“Oferecer serviços na área de urologia com excelência e manter um atendimento humanizado”.
Histórico
Em meados de 1980, a totalidade de médicos urologistas na Capital Federal mal ultrapassava a casa dos trinta profissionais, cujas atividades se desenvolviam predominantemente no serviço público. O Hospital de Base do Distrito Federal era a unidade hospitalar onde se concentrava a maior parte destes e que tinha por escopo prestar assistência médica urológica a população de Brasília e entorno e de fomentar a formação de novos profissionais.
A prestação de serviços no setor complementar privado, em sua maior parte, era fragmentada ou mesmo praticada de forma individualista e quase sempre orbitando em torno da força do setor público.
Testemunhando o crescimento e desenvolvimento de Brasília, em 1986, quatro profissionais oriundos do Hospital de Base juntaram esforços com o núcleo do Hospital Santa Luzia, constituindo o UROCENTRO – Centro Urológico de Brasília, com sede no Hospital Santa Luzia.
O grupo inspirou-se na missão de oferecer serviços médicos na especialidade de urologia à uma clientela que, por razões diversas, demandava atendimento no setor privado, talvez por ser mais ágil e eclético.
A equipe então nascente, tinha por valores: qualidade dos serviços prestados, responsabilidade, inovação, observância dos preceitos éticos da medicina, humanização dos serviços oferecidos, atualização contínua do conhecimento da especialidade, disponibilização de novos instrumentais e tecnologias à comunidade assistida e interação com especialidades correlatas.
Em 1989, com pequenas alterações no grupo original, o UROCENTRO mesclou-se com o núcleo do Hospital Santa Lúcia e se consolidou como o primeiro grupo de especialistas em urologia de Brasília. Essa fusão levou o UROCENTRO a fortalecer suas propostas originais e a servir de modelo para a formação de outros grupos, fortalecendo o desenvolvimento da nossa especialidade em todo o DF.
Em 1992, o UROCENTRO adquiria a sua sede própria no Centro Clínico Sul, expondo-se à maior visibilidade junto ao seu público alvo e expandindo suas atividades.
No início da década de 2010, agregaram-se dois novos profissionais ao seu quadro médico, por um lado dando mais dinamismo às suas atividades e por outro promovendo a renovação dos seus quadros.
Em maio de 2011, visando dar novo fôlego a clínica e fomentar a renovação de seu quadro funcional, o grupo promoveu o desligamento de alguns profissionais, incorporou novos jovens profissionais e também estendeu um braço de atendimento no Hospital Santa Lúcia. Atualmente a clínica conta com dez urologistas.
No bojo dessas transformações, sempre visando o avanço do UROCENTRO, transferimos a sede da clínica para um novo e amplo espaço, com arquitetura contemporânea, localizada no Edifício Advance, Quadra 915 Sul e mantivemos o braço funcional no Hospital Santa Lúcia.