Os testículos são órgãos pares, localizados na bolsa testicular, essências para a capacidade de reprodução do homem e para produção do hormônio masculino chamado testosterona.
Nos testículos é que ocorre a produção e maturação dos espermatozoides, que são armazenados nos epidídimos e depois prosseguem para as vesículas seminais.
As principais doenças dos testículos que podem ser tratadas por cirurgia são o tumor de testículo, a hidrocele, a torção de testículo e a varicocele.
Correção de hidrocele
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes que possuem acúmulo de líquido ao redor do testículo ocasionando grande aumento do volume da bolsa testicular e incômodo para andar, sentar e para prática da atividade sexual.
Como é o Procedimento?
É feito sob raquianestesia. Através de uma incisão na bolsa testicular o urologista remove o líquido anormal e realiza uma plástica em uma membrana que envolve o testículo para diminuir as chances de retorno do problema.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de 2 semanas.
Orquidopexia
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes com um problema chamado de criptorquidia que é a ausência do testículo na bolsa testicular. São testículos que foram formados na gestação, mas que não desceram para sua localização normal.
Como é o Procedimento?
O procedimento é feito com raquianestesia. São necessárias duas incisões, sendo uma na região da virilha e outra na bolsa testicular. O testículo é identificado próximo à virilha, liberado e reposicionado em seu local normal na bolsa testicular. Em alguns casos mais complicados, pode haver necessidade de laparoscopia para encontrar o testículo dentro do abdome ou cirurgia em mais de uma etapa, em dias diferentes.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige internação de 1 dia e repouso de aproximadamente 2 semanas.
Correção de varicocele
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes que possuem varicocele, que é a dilatação do plexo venoso dos testículos, associado à uma das seguintes alterações: redução do tamanho do testículo ou alteração da fertilidade.
Como é o Procedimento?
O procedimento pode ser feito por duas vias: incisão inguinal (com raquianestesia) ou por laparoscopia (anestesia geral). As duas cirurgias consistem na ligadura das veias doentes, que é a interrupção do fluxo sanguíneo anormal nessa região. O paciente permanece internado por 1 dia.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de aproximadamente 2 semanas.
Implante de prótese testicular
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes que não possuam um ou dois testículos devido à alguma doença ou por ter nascido com o problema.
Como é o Procedimento?
O procedimento é feito com raquianestesia. Uma incisão é realizada na bolsa testicular ou na região inguinal. A prótese é posicionada e fixada na bolsa testicular com pontos cirúrgicos. O período de internação é de aproximadamente 24 horas.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de aproximadamente 2 semanas.
Orquiectomia
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes com câncer ou com falta de irrigação sanguínea (isquemia) do testículo.
Como é o Procedimento?
Realizado com raquianestesia. É feita uma incisão na bolsa testicular em casos de isquemia ou na região inguinal (“virilha”) em casos de câncer. O testículo é “desconectado” dos canais que o nutrem e é removido. Pode ser feito em conjunto o implante de uma prótese de testículo. Necessita internação de 1 a 2 dias.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de 2 semanas.
Vasectomia
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes que não querem ter filhos e desejam um método de anticoncepção confiável.
Como é o Procedimento?
O procedimento é feito com anestesia local, associado ou não à sedação anestésica. Através de uma ou duas incisões na bolsa testicular, o urologista identifica os ductos deferentes (canais por onde passam os espermatozoides). Esses canais são interrompidos definitivamente por várias técnicas. O paciente recebe alta hospitalar em 1 a 2 horas após a cirurgia.
Exige Preparo?
Exige jejum e exames pré-operatórios.
Exige Repouso?
Exige repouso de 5 a 7 dias.
Reversão de vasectomia
Quem Deve Fazer o Procedimento?
Pacientes submetidos à vasectomia e que desejam ter filhos novamente.
Como é o Procedimento?
Realizado através de raquianestesia. São feitas duas incisões na bolsa testicular e identificados os cotos dos ductos deferentes que foram ligados (amarrados) durante a vasectomia. Os dois ductos são novamente “conectados” através de microcirurgia com o auxílio de uma lupa ou de um microscópio cirúrgico. Exige internação por 24 horas.
“Oferecer serviços na área de urologia com excelência e manter um atendimento humanizado”.
Histórico
Em meados de 1980, a totalidade de médicos urologistas na Capital Federal mal ultrapassava a casa dos trinta profissionais, cujas atividades se desenvolviam predominantemente no serviço público. O Hospital de Base do Distrito Federal era a unidade hospitalar onde se concentrava a maior parte destes e que tinha por escopo prestar assistência médica urológica a população de Brasília e entorno e de fomentar a formação de novos profissionais.
A prestação de serviços no setor complementar privado, em sua maior parte, era fragmentada ou mesmo praticada de forma individualista e quase sempre orbitando em torno da força do setor público.
Testemunhando o crescimento e desenvolvimento de Brasília, em 1986, quatro profissionais oriundos do Hospital de Base juntaram esforços com o núcleo do Hospital Santa Luzia, constituindo o UROCENTRO – Centro Urológico de Brasília, com sede no Hospital Santa Luzia.
O grupo inspirou-se na missão de oferecer serviços médicos na especialidade de urologia à uma clientela que, por razões diversas, demandava atendimento no setor privado, talvez por ser mais ágil e eclético.
A equipe então nascente, tinha por valores: qualidade dos serviços prestados, responsabilidade, inovação, observância dos preceitos éticos da medicina, humanização dos serviços oferecidos, atualização contínua do conhecimento da especialidade, disponibilização de novos instrumentais e tecnologias à comunidade assistida e interação com especialidades correlatas.
Em 1989, com pequenas alterações no grupo original, o UROCENTRO mesclou-se com o núcleo do Hospital Santa Lúcia e se consolidou como o primeiro grupo de especialistas em urologia de Brasília. Essa fusão levou o UROCENTRO a fortalecer suas propostas originais e a servir de modelo para a formação de outros grupos, fortalecendo o desenvolvimento da nossa especialidade em todo o DF.
Em 1992, o UROCENTRO adquiria a sua sede própria no Centro Clínico Sul, expondo-se à maior visibilidade junto ao seu público alvo e expandindo suas atividades.
No início da década de 2010, agregaram-se dois novos profissionais ao seu quadro médico, por um lado dando mais dinamismo às suas atividades e por outro promovendo a renovação dos seus quadros.
Em maio de 2011, visando dar novo fôlego a clínica e fomentar a renovação de seu quadro funcional, o grupo promoveu o desligamento de alguns profissionais, incorporou novos jovens profissionais e também estendeu um braço de atendimento no Hospital Santa Lúcia. Atualmente a clínica conta com dez urologistas.
No bojo dessas transformações, sempre visando o avanço do UROCENTRO, transferimos a sede da clínica para um novo e amplo espaço, com arquitetura contemporânea, localizada no Edifício Advance, Quadra 915 Sul e mantivemos o braço funcional no Hospital Santa Lúcia.