Cirurgias do Pênis e Uretra
Cirurgias
O pênis é um órgão do aparelho gênito-urinário masculino. É constituído por 2 cilindros responsáveis pela ereção, chamados de corpos cavernosos e por outro que envolve a uretra, chamado de corpo esponjoso.
As principais doenças do pênis que podem ser tratadas através de cirurgia são a fimose, o câncer de pênis, as curvaturas penianas e a impotência ou disfunção erétil. Já a uretra pode ser acometida por estreitamentos ou estenoses em qualquer parte de seu trajeto, ocasionados por traumas ou processos infecciosos.
Quem Deve Fazer o Procedimento?
É uma cirurgia indicada para o tratamento da fimose e da balanopostite de repetição (infecções penianas recidivantes).
Como é o Procedimento?
Pode ser realizado com anestesia local e com sedação. O paciente permanece deitado e recebe anestesia na região da base do pênis. É feita uma incisão para remoção de uma parte da pele que recobre a glande peniana, chamada prepúcio. Após a remoção dessa pele são feitos pontos para reconstituir a pele no local operado. O paciente recebe um curativo e permanece algumas horas em observação antes de receber alta hospitalar.
Exige Preparo?
Exige preparo: jejum, exames pré-operatórios e remoção do excesso de pêlos da região genital.
Exige Repouso?
Exige repouso de aproximadamente 1 a 2 semanas para a maioria das atividades e repouso de 30 a 45 dias para atividade sexual.