No Urocentro diagnosticamos e tratamos doenças da adrenal, como o tumor. Saiba mais abaixo:
As adrenais, ou glândulas suprarrenais, são verdadeiras protagonistas do sistema hormonal. Localizadas acima dos rins e com cerca de 5 cm de tamanho, elas dividem-se em duas partes, a externa ou cortical e a interna ou medular, desempenhando um papel fundamental na produção de hormônios essenciais, como adrenalina, noradrenalina, cortisol, aldosterona e hormônios sexuais.
Um nódulo de adrenal, encontrado em aproximadamente 4% dos exames abdominais, geralmente é uma lesão benigna, mas demanda investigação cuidadosa para determinar se é funcionante ou maligno. Nódulos benignos são a maioria e muitas vezes não produzem hormônios.
No entanto, aqueles que são funcionantes podem originar síndromes clínicas intrigantes, como a Síndrome de Cushing, o Feocromocitoma e a Síndrome de Conn. A Síndrome de Cushing, provocada por um nódulo produtor de cortisol, pode apresentar-se com obesidade central, hipertensão e outros sintomas peculiares.
A cirurgia para remoção de tumores de adrenal é um desafio delicado, mas a laparoscopia, com sua abordagem minimamente invasiva, ganha destaque por proporcionar uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, enquanto a cirurgia aberta é reservada para casos especiais. Acompanhamento cuidadoso é recomendado para nódulos benignos e não funcionantes, com exames de imagem e avaliação laboratorial anual.