Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) pode ser tratada através do HoLEP

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é a doença prostática mais comum em homens após os 60 anos, além de acometer também homens mais jovens.

A próstata é uma glândula que envolve a porção inicial da uretra e localiza-se logo abaixo da bexiga. Com o passar dos anos todo homem apresenta um crescimento lento e contínuo dessa glândula. Na maioria dos homens isso não traz qualquer transtorno, porém cerca de 30% dos homens necessitarão de tratamento para alívio dos sintomas da HPB.

Os sintomas são variados sendo os mais comuns a dificuldade para urinar, sensação esvaziamento incompleto da bexiga, necessidade de micção em dois tempos para um adequado esvaziamento da bexiga além do aumento da frequência urinária tanto durante o dia como durante a noite também.

Esses sintomas pioram à medida que a glândula cresce. Apesar de ser uma doença benigna a HPB pode levar a complicações médicas como retenção urinária aguda, necessidade de uso de uma sonda vesical, sangramento da próstata ou até mesmo insuficiência renal nos casos mais graves.

Tratamento cirúrgico de HPB

Dentre os pacientes portadores de HPB cerca de 30% necessitarão de um tratamento cirúrgico por não apresentarem resposta ao tratamento com medicamentos ou devido a complicações médicas decorrentes da obstrução do trato urinário.

A melhor técnica cirúrgica a ser utilizada nesses casos depende primordialmente do tamanho da próstata do paciente.

Próstata classicamente menores (menos de 80 gramas) são tratadas com uma Ressecção Transuretral da Próstata (RTU).

O tratamento padrão das próstatas maiores que 80 gramas é a cirurgia aberta que apresenta os melhores resultados a médio e longo prazos.

A cirurgia aberta, no entanto, apresenta maior morbidade para o paciente devido à incisão abdominal, necessidade do uso prolongado de sonda no pós-operatório, além de maior risco de sangramento intraoperatório e pós-operatório.

Várias técnicas que utilizam o  laser podem substituir a Ressecção Transuretral da Próstata, mas não a cirurgia aberta. A enucleação da próstata com Holmium Laser (HoLEP) é a única recomendada para próstatas maiores.

Importante ressaltar que o HoLep é apropriado para qualquer tamanho de próstata, inclusive próstatas menores que 80 gramas.

Mas o que é HoLep?

É uma técnica cirúrgica para tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna desenvolvida no final da década de 90 por dois urologistas neozelandeses chamados Peter Guilling e Mark Fraundorfer. Atualmente é uma cirurgia recomendada pelos principais guias urológicos internacionais, no entanto devido à grande tecnologia incorporada para sua realização assim como  sua grande complexidade técnica, só é realizada por profissionais treinados e especializados.

No HoLEP, a cirurgia é totalmente realizada através da uretra. O cirurgião ao definir os limites do adenoma prostático inicia a sua enucleação, cortando com o laser enquanto coagula a superfície remanescente, obtendo precisão e ausência de sangramento, prática essa impossível de ser realizada com outras técnicas.

Ao final da enucleação todo o adenoma ressecado é colocado em bloco na bexiga, sendo imediatamente morcelado (triturado) e enviado ao patologista para análise,  afastando-se assim a presença de câncer de próstata.

Quais as vantagens do HoLep?

  1. Ausência de incisão abdominal pois o tratamento é totalmente feito pela via uretral;
  2. É adequado para qualquer tamanho de próstata;
  3. Mínimo sangramento intraoperatório;
  4. Remoção precoce da sonda uretral com alta precoce, permitindo que cerca de 90% dos pacientes recebam alta em 24 horas.
  5. Análise histológica do material ressecado (biópsia)
  6. Permite o tratamento simultâneo de cálculos eventualmente presentes na bexiga.
  7. Excelentes resultados no curto e longo prazos ao permitir a retirada completa do adenoma prostático, tornando a possibilidade de reoperação futura praticamente nula, pois não haverá mais adenoma prostático residual.

Agora, o mais importante e que muito nos orgulha, é que esta tecnologia já se encontra disponível para os pacientes do Urocentro!

Faça-nos uma visita e conheça mais detalhes sobre o método.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Urocentro | Centro Urológico em Brasília

Urocentro

Centro Urológico em Brasília 

Consultas
Exames
Procedimentos
Cirurgias